Escarpas do Lago

História

Atualmente, o balneário conta com mais de 800 casas, todas com ruas pavimentadas e iluminadas, água tratada, vigilância 24h, mais de 2600 metros quadrados de praças e área de lazer, 200 mil metros quadrados de área verde e preservada, sendo considerado um dos melhores da América Latina, ocupando uma área total de mais de 1.400 quilômetros quadrados. As águas represadas fazem do Lago uma das maiores represas de Minas Gerais, se transformando em um dos locais de lazer, de esportes e de turismo dos mais procurados do estado.

Em torno da represa, que tem águas totalmente cristalinas, se reúnem não só habitantes do Estado de Minas Gerais, mas também habitantes de São Paulo e estados próximos.
Quanto aos balneários que lá surgiram, o de maior sucesso, implantado pela iniciativa particular, sem dúvida é o Escarpas do Lago, situado no município de Capitólio, e que se tornou um modelo para todo o País. O Balneário nasceu de uma idéia do empresário Marcos Valle Mendes, diretor da empresa Mendes Júnior de 1980 a 1992.

O Esporte Náutico é uma das principais atrações do lugar. Em seu centro náutico há um registro de mais de 600 embarcações de pequeno, médio e grande porte, além de diversos Jet Skys, onde são praticados esportes ou simplesmente saem para passeios no lago, que alcança larguras imensas, fazendo lembrar o mar, com recantos paradisíacos, vários canyons, paredões com cerca de 100 metros de altura e diversas cachoeiras.

A traquilidade e a beleza do local são um convite para uma convivência da família, em contato mais íntimo com Deus e a Natureza.

Embora o lançamento do Escarpas do Lago tenha ocorrido em 1979, pode-se dizer que a sua história começa no início da década de 50, quando o Dr. José Mendes Júnior comprou uma fazenda às margens dos rios Grande e Sapucaia. Naquela época nem se pensava em construir a hidrelétrica de Furnas, o que aconteceu logo depois que o Dr. Mendes levou a idéia para o Ministro das Minas e Energia, Lucas Lopes do governo Juscelino Kubitscheck.

Na década de 70, Dr. Marcos Valle Mendes tomou conhecimento de um estudo da empresa americana TVA - Tenesse Valley Authority, denominado Plano de Desenvolvimento Turístico do Lago de Furnas, feito para a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Minas Gerais. Especializada na análise de aproveitamento de lagos em todo o mundo, a TVA apontou nesse estudo o enorme potencial turístico do lago de Furnas, indicando as áreas prioritárias, dentre as quais estava a região de Capitólio, pelas suas belezas naturais,como cachoeiras, cascatas e cannyons.
A concepção básica do projeto do Balneário estava pronta em 1978. Era chamado de Complexo Integrado de Residência Campestre Lazer e Recreação. Seria um loteamento de casas de campo às margens do lago de Furnas.

Em 1980 a empresa Azevedo Mendes Empreendimentos se transformou em Mendes Júnior Empreendimentos, no qual se deu inicio às obras. Os serviços iniciais consistiram na construção de barragens de contenção de nascentes, lagos artificiais, estações de piscicultura, além de toda a urbanização do Escarpas do Lago, contando com cerca de 250 pessoas trabalhando no projeto.

Álbum de Fotos

 

Contato

 

Consulte-nos para reservas e para mais informações, bem como para sugestões e solicitações. Estamos ao seu dispor.

 

Endereço: Av.das Galeotas s/n°- Capitólio - MG

Telefones:(37) 3326-5243( OI FIXO )

Telefones:(37) 3406-0060( VIVO )

Celular: (37) 99107-2726(TIM)

CEP: 37.930-000

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.